terça-feira, 24 de janeiro de 2023

DEUS TEM O CONTROLE DA MORTE



E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz a Caim, e disse: Alcancei do SENHOR um homem.

E deu à luz mais a seu irmão Abel; e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra.Aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor.E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta.

Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante.
E o Senhor disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante?
Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar.
E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou.
E disse o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele disse: Não sei; sou eu guardador do meu irmão?
E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra.
E agora maldito és tu desde a terra, que abriu a sua boca para receber da tua mão o sangue do teu irmão.
Quando lavrares a terra, não te dará mais a sua força; fugitivo e vagabundo serás na terra.
Então disse Caim ao Senhor: É maior a minha maldade que a que possa ser perdoada.
Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua face me esconderei; e serei fugitivo e vagabundo na terra, e será que todo aquele que me achar, me matará.
O Senhor, porém, disse-lhe: Portanto qualquer que matar a Caim, sete vezes será castigado. E pôs o Senhor um sinal em Caim, para que o não ferisse qualquer que o achasse.
E saiu Caim de diante da face do Senhor, e habitou na terra de Node, do lado oriental do Éden.
E conheceu Caim a sua mulher, e ela concebeu, e deu à luz a Enoque; e ele edificou uma cidade, e chamou o nome da cidade conforme o nome de seu filho Enoque;
E a Enoque nasceu Irade, e Irade gerou a Meujael, e Meujael gerou a Metusael e Metusael gerou a Lameque.
E tomou Lameque para si duas mulheres; o nome de uma era Ada, e o nome da outra, Zilá.
E Ada deu à luz a Jabal; este foi o pai dos que habitam em tendas e têm gado.
E o nome do seu irmão era Jubal; este foi o pai de todos os que tocam harpa e órgão.
E Zilá também deu à luz a Tubalcaim, mestre de toda a obra de cobre e ferro; e a irmã de Tubalcaim foi Noema.
E disse Lameque a suas mulheres Ada e Zilá: Ouvi a minha voz; vós, mulheres de Lameque, escutai as minhas palavras; porque eu matei um homem por me ferir, e um jovem por me pisar.
Porque sete vezes Caim será castigado; mas Lameque setenta vezes sete.


1.Em meio as dores ou adversidades Deus te dar a paz e vitorias para o futuro.

Caim significado Em hebraico, קַיִן, Caim significa lança,Mesmo antes Adão e Eva já tinha procriado vários filhos e filhas , mas quando pecou tudo mudou inbclusive em dores ganhou Caim,mais o dor esta antes não era tida e Deus havia dito que teria imagina uma mulher que dava a luz com dores e manter se viva certamente era o que Eva sentia grata por estar viva diante de tamanha a dor que passo, e seu filho ser conservado vivo e um homem antes de sair do jardim Deus havia dito de sua semente daria um filho que pisaria na cabeça da serpente, pois é Caim fez parte desta geologia  ,tanto que vemos nesta passagens Caim casando com uma mulher parente  do mesmo numa certa cidade.Então com dores nós temos paz , no meio a dificuldade pode ou não ser esta dificuldade colocada por nós, pode sim que seja com nossas mãos plantando uma má semte que produz fruto bom ou ruim , louvo  a Deus que no meio das adversidades Deus ouça sua oração e a minha e alcançar paz . Já o irmão Caim não foi com o coração puro mais cheio de maldade.Caim já era arrogante,ignorante,um crente carnal ,pensava no imediato colerico,não tinha auto dominio, em vez de paz a contenta , atribulado de coração e mente.

2. Não entre em contenda e agradeça o que vinher em tuas mãos.

Note que o nome de Abel é   Do hebraico Hevel, vaidade ou sopro, mas não dá como Caim alcancei um homem, ou algo assim e sim pastor, mostra claro representação de jesus cristo, que sem pecado derramou o sangue inocente pelos pecados do mundo e Abel em sua inocência confiou em Caim, deu o melhor com certeza aos seus pais e irmão , e o melhor a Deus mais por causa da inveja de seu irmão matou. Tudo que Abel fazia era de coração e amor. Abel é um crista espiritual, cheio de domínio próprio, gosta de fazer o melhor para Deus, calmo, tranquilo, pacificador, hospitaleiro, domínio  próprio, confiável por isso nunca imaginário o que se passava na mente do irmão, porque ele não desejava mau a ninguém e achava que todos eram assim. Sabia ser grato em sua função, sabia ser grato em sua família, sua oferenda ,e com Deus. 

3.O que Deus não gosta.

Deus não gosta que fazemos as coisas para aparecer para os outros, forçado de qualquer maneira, faça para Deus de coração, muito menos não force ninguém a fazer as coisas que não esta no coração da pessoa , cada um tem sua natureza e vai ser julgado ´por elas cada um colhe sua semente na data certa. Deus aconselhou podemos aconselhar mais mudar a pessoa é sim a pessoa que diz sim ou não,não jogue maldição,não jogue pragas, não peça o mau a pessoa, não diga com ira para Deus fazer isso ou aquilo pois antes de fazer isso veja se alguém fizer isso com nós se iremos gostar portanto ninguém gosta ,deixe .Entregue para Deus Ele sabe qual é o melhor para cada pessoa Deus é um Deus de amor advogado hoje e juiz no futuro.Ou até advogado e juiz já.DEUS NÃO GOSTA QUE NÓS SE COLOCAMOS NO LUGAR DELE PARA JULGAR AS PESSOAS.

4.O futuro nosso é Deus quem sabe.

Sim o futuro nosso é Deus quem sabe o sinal diz alguns teológicos diz que é um sinal de ira de gente com semblantes de bravo, mais ele Caim  foi perdoado, recebeu o castigo mais Deus é passivo de amor, ali ensina que não importa seu pecado se teve arrependimento como teve com Caim será perdoado e por causa do sangue derramado na cruz nós vivemos em novidades de vida e vida eterna .Caim foi perdoado, casou, teve filhos e filhas e seu exemplos não foi bom dando a outro filho por causa do exemplo do pai de matar outra pessoa, sim os filhos tem o costume de fazer oque ve, nossos exemplos podem ser copiados pelos filhos imaturos, pois aqueles que temem a Deus não vai pelos exemplo dos maus, vamos ver a frente Jose, Jonatas filho de Saul, o profeta Samuel enfim o próprio Jesus que aqui Abel foi uma figura prefigurando Cristo, veio no mundo não se corrompeu deu exemplo e mostrou claro que existe pessoas cristãs Abe e cristão Caim  como Judas , Barrabas .Que tipo de cristão somos.

5.Os maus também são usados por Deus.

Sim  e pode mudar e seus filhos também, olha os filhos de Caim mesmo com certeza sabendo o que fez o pai, criou musicas, fez instrumentos musicais, criavam gado, começaram trabalhar com o ferro enfim ,Deus trabalha de vários formas e dá a nós o direito de escolher e nada fica oculto diante Dele, e nem dos outros quando erramos mentira uma hora pode aparecer e traz a luz oque esta oculto. Tudo foi criado por Deus , tudo está sobre seu controle, Ele é o começo e é o fim, Ele é e ninguém pode controlar isso quem controla somente Ele , uns são criado para que possamos nos aprimorar, outros para nos testar, e os que são Dele já esta em suas mão ,mais depende de nós escolher.Já fez sua escolha.  


Caim pecou matando seu irmão mas quem tem o controle disso tudo escolhemos, mais a morte está nas mãos de Deus, quantas pessoas levaram facadas, atropelados, avc , infim doenças incurável mais quando chega nossa hora Deus é que está no controle não chore por quem morreu dizendo que ama, se você sempre esta fazendo o mau a esta pessoas chore por esta pessoa enquanto esta viva quando precisar de ti ajude, apoie, esteja ali presente depois da morte não adianta fingir, chorar, gritar. Ame agora, viva agora, não espere Jesus chegar entre as nuvens nos céus espere Jesus a qualquer momento te levar  a morte é um abrir e fechar de olhos, e lembre-se Deus tem o controle de todas as mortes, desde Abel, louve a Deus enquanto esta vivo,aceite Jesus Cristo,volte sempre seu coração a Ele , não deixe de busca-lo.OLHA ATÉ JESUS CHOROU SANGUE QUANDO CHEGOU SUA MORTE, ELE SEM PECADO, A TRINDADE EM PESSOA ENTÃO ELE SENTI SUA DOR, ELE SENTIU ATÉ A MORTE.





ABA SIGNIFICA  PAI


Gênesis 4:1-24


E disse: Aba, Pai, todas as coisas te são possíveis; afasta de mim este cálice; não seja, porém, o que eu quero, mas o que tu queres.

Marcos 14:36

Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai.

Romanos 8:15

E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai.

Gálatas 4:6