domingo, 28 de dezembro de 2008
Comer e beber representavam uma luta diária para o povo de Israel, cuja dieta era baseada no pão e incluía petiscos exóticos, como o gafanhoto.
Tanto o Novo como o Antigo Testamento falam com freqüência sobre a alimentação do povo de Israel. Jesus, em suas parábolas, se referiu várias vezes ao ato de comer e beber e também aos costumes à mesa. Desde o milagre de multiplicação dos pães e dos peixes à última ceia, o alimento é lembrado durante toda a passagem do Filho de Deus pela Terra.
Sabe-se que, nos tempos bíblicos, a fome era uma realidade para a maioria do povo. A vida era muito difícil, havia escassez de água e comida - o clima na Palestina sempre foi impiedoso, e suas terras, pouco férteis. É daí, com certeza, que vem a grande importância dada à alimentação nos textos da Bíblia.
O pão era o alimento principal naquele tempo. "Comer pão", em hebraico antigo, quer dizer o mesmo que "fazer uma refeição". O pão de cevada (João 6.9) era o mais consumido, não porque fosse mais apreciado do que o de trigo, e sim por ser mais barato. Para se fazer farinha, primeiro "separava-se o joio do trigo". Os grãos eram abanados numa peneira grande e grossa: assim se eliminavam os de pior qualidade, as sementes venenosas (como o joio) e as ervas daninhas. Depois, os grãos eram moídos, esmagado-os entre duas pedras, uma por cima e outra por baixo. pronta a farinha, preparava-se a massa, juntando água, sal e fermento (não se punha este último ingrediente quando se tratava de pães para fins religiosos). Por fim, os pães, já trabalhados em forma redonda, eram postos para assar em fornos rústicos, grandes vasos de barros emborcados sobre fogueiras.
O "pão molhado"
Todo esse ritual de preparo do pão era repetido diariamente pelas mulheres de cada família, tomando grande parte do seu tempo. Um substituto popular do pão era o grão de cereal tostado. Os grãos eram colocados em uma espécie de frigideira de metal e lavados ao fogo até ficarem dourados.
O "pão molhado", que Jesus deu para Judas durante a última ceia (Joaõ 13.26;Marcos 14.20), era, provavelmente, um pedaço de pão de trigo passado em um molho comumente usado nos tempos da Bíblia, o haroset, feito com vinho ou vinagre, passa, nozes e pedaçõs de maça, servido em um prato.
O leite, de cabra e de ovelha, também era um alimento importante para os Israelistas. Como era difícil encontrar água, ele era muito tomado, na maioria das vezes já azedo ou coalhado (Isaías 7.22), devido ao clima quente da palestina. Por esse mesmo motivo, a manteiga se derretia facilmente e ra usada em estado líquido. O queijo - apesar de ser mencionado em Samuel 17.18, quando davi levou dez de presente ao comandante de seus irmãos, na ocasião em que era muito usado.
Você sentiu tocado ao ler esta mensagem?