domingo, 28 de dezembro de 2008

SANSÃO


OS DESCENDENTES TEM COMO SIMBOLOGIA


A história de Sansão apresenta muitos desafios para o leitor moderno. Muitas coisas parecem difíceis de entender, mostrando que, como disse Paulo, vemos "como em espelho, obscuramente" (1Co 13:12). Só depois da volta de Jesus veremos toda a cena.

Não obstante, mesmo vendo "como em espelho, obscuramente", podemos aprender muitas lições na história torpe de Sansão, sua esposa e Dalila.

Dalila nunca foi esposa de Sansão, mas existem muitas semelhanças entre a experiência que Sansão teve com a mulher com quem se casara antes e com Dalila, a mulher por quem ele mais tarde se apaixonou. (1) As duas eram filistéias. (2) as duas foram com sucesso procuradas pelos anciãos filisteus a fim de preparar armadilhas para Sansão. (3) Inicialmente, Sansão resistiu às tentativas de ambas mas, no fim, ele se rendeu a elas. Embora não tenha se casado com Dalila, foi o nome dela, e não o de sua esposa sem nome, que ficou associado ao de Sansão.

Prévia da semana: Sansão foi um homem a quem foram dados grandes dons e um chamado do Senhor. Ele também era homem de grandes paixões. Nesta história, o mais triste é que esses estavam em conflito.

O chamado de Sansão

1. Que evidência Manoá e esposa tiveram do seu chamado especial? Que condições acompanharam o chamado? Jz 13

Juízes 13 deixa muito claro que Sansão deveria desempenhar um grande papel em Israel, e que Deus planejava usar esse homem para fazer um trabalho especial: "começar a livrar" Israel dos filisteus (Jz 13:5). A palavra hebraica "livrar" vem de ysha, da qual surgem "Jesus" e a palavra hebraica "Salvador", Moshiah.

Naturalmente, Sansão teve um grande chamado. Também é claro que o chamado de Deus não torna infalível ou livre de pecado aquele que foi chamado.

2. Como a Bíblia descreve o início da juventude de Sansão? Jz 13:24 e 25

3. Que mudança a Bíblia relata sobre o caráter de Sansão? Jz 14:1-3 e 16:1

Embora o chamado de Sansão fosse solene, ele desenvolveu algumas perigosas fraquezas de caráter. As emoções de Sansão eram guiadas pelas aparências puramente físicas. Na primeira vez, ele disse aos pais: "Vi uma mulher em Timna, das filhas dos filisteus; tomai-ma, pois, por esposa." (Jz 14:1 e 2). Mais tarde, ele viu uma prostituta em Gaza e foi passar a noite com ela (Jz 16:1). Cada vez em que deveria se concentrar na missão especial, cada vez em que deveria ter sido fiel a Deus, ele deixou que suas paixões o controlassem, e depois, ligou-se intimamente com os inimigos de Israel. Que ironia! Ele foi chamado para "livrar" Israel dos filisteus, e a coisa seguinte que sabemos é que se casou com uma filha deles.

Respostas sugestivas: Pergunta 1: A visita do anjo, a instrução do nazireado. Pergunta 2: Foi abençoado por Deus e chamado pelo Espírito do Senhor. Pergunta 3: Prepotência, sensualidade, secularismo, prostituição.

O que Deus "chamou" você a fazer? Que fraquezas de caráter o atrapalham no cumprimento desse chamado? Que promessas da Bíblia você pode reclamar para as vitórias que o habilitarão a fazer aquilo para o qual Deus o chamou?
O casamento de Sansão

4. Que erros Sansão cometeu com relação ao casamento? Jz 14

Aparentemente, Sansão visitava as cidades filistéias a oeste de sua casa. Ao que parece, ele também não tinha restrições a fazer alianças com as mulheres de lá que atraíam suas fantasias. Os israelitas tratavam os filisteus com desprezo e usavam a palavra incircunciso como sinônimo de pagão (1Sm 14:6), embora os filisteus os dominassem naquele tempo (Jz 14:4). As alianças de Sansão com mulheres não israelitas sem dúvida provocaram muita preocupação em seus pais, considerando especialmente as circunstâncias especiais de seu nascimento e chamado (vs. 3 e 4).

Desde o tempo anterior ao dilúvio, homens piedosos foram atraídos por belas mulheres descrentes e caíram na maldade (Gn 6:1-5). Salomão também se casou com muitas esposas estrangeiras que adoravam outros deuses. Elas eram de nações especificamente proibidas por Deus (1Rs 11:1 e 2). Essas alianças não foram só políticas: a Bíblia diz que "a estas se apegou Salomão pelo amor" (v. 2). Embora essas esposas hajam afastado seu coração para outros deuses, Salomão ainda adorava Yahweh, mas não com sinceridade (1Rs 11:4-6).

5. O que as ações dos filisteus mostram sobre a natureza daqueles com quem Sansão estava se associando?

O que vemos é um exemplo de como podem ser perigosas as influências erradas. Tome alguém com debilidades de caráter e ponha essa pessoa – não importando quão grande seja seu chamado divino – em um ambiente ruim, e os resultados podem ser muito dolorosos para todos.

Respostas sugestivas: Pergunta 4: Casamento com descrente; resistência ao conselho dos pais. Pergunta 5: Sansão sabia que eles estavam intentando o mal contra ele.

Pense cuidadosa e reverentemente nas influências ao seu redor, pelo menos aquelas que você pode controlar. Elas o ajudam em sua vida espiritual, ou servem de empecilho? Que mudanças você deve fazer?

A vingança de Sansão

Esse casamento parecia ir de mal a pior. Embora a esposa de Sansão o tenha "traído", não é difícil entender o medo dela. Afinal, veja o que seus patrícios ameaçaram fazer a ela e sua família (Jz 14:15). Talvez ela devesse ter dito a Sansão o que se passava e pedido sua ajuda e proteção. De qualquer modo, esse casamento mal-aconselhado não durou muito. A ira de Sansão e, depois, o abandono de sua esposa ergueram o palco para o sofrimento que viria.

6. Que razão foi dada para o retorno de Sansão à sua esposa? Jz 15:1. O que esse episódio nos diz sobre Sansão?

Embora apreciássemos encontrar motivo melhor para Sansão procurar sua mulher, o texto parece indicar que ele era movido mais por luxúria que por algum desejo de reconciliação matrimonial. Qualquer que fosse o motivo, ele obviamente não ficou contente ao descobrir que sua mulher tinha sido dada a outro. O casamento parecia estar tão corrompido naquela época quanto hoje.

7. Qual foi a reação de Sansão à perda da mulher? Jz 7:15

Obviamente, como suas ações mostram depois que sua esposa se casou com outro homem, Sansão tinha temperamento violento. E talvez, também, ele realmente amasse a esposa e tivesse ficado irado por ela estar com outro homem.

seguida, a matança de filisteus por Sansão também poderia ter ocorrido por amor à esposa; ou, talvez, ele agiu por sentimento de culpa, crendo que a queima do campo havia levado ao assassinato de filisteus. Qualquer que fosse a razão, muito sofrimento que poderia ter sido evitado teve lugar tão-somente porque Sansão, que sabia o que deveria fazer, permitiu que suas emoções e paixões assumissem o controle sobre ele.
Respostas sugestivas: Pergunta 6: Luxúria. Sansão era guiado pelos desejos carnais. Pergunta 7: Ateou fogo à seara dos filisteus e fez grande matança.

Sansão, zangado com a esposa, sai imediatamente. Imagine, porém, se ele tivesse mostrado alguma misericórdia, graça e perdão. Como as coisas poderiam ter sido diferentes? Tome tempo ao pé da cruz e entenda o perdão concedido a você por Jesus. Agora, aplique esse mesmo perdão à próxima pessoa que o deixar zangado.

Juízes 15 termina com a morte de mil filisteus pelas mãos de Sansão. "Depois da vitória de Sansão", escreveu Ellen G. White, "os israelitas o tornaram juiz, e governou Israel durante vinte anos." – Patriarcas e Profetas, pág. 564. Aqui, sem dúvida, vemos um indício de como Sansão devia "começar" a livrar Israel (Jz 13:5).

8. Que perigo correu Sansão ao visitar uma prostituta? O perigo foi só o risco de morte? Jz 16:1-3

Procurar os serviços de uma prostituta já era muito mau, mas procurar uma em meio aos inimigos? Sem dúvida, essa foi uma exibição de arrogância de sua parte. "Mas, apesar de seu pecado, a misericórdia de Deus não o abandonara." – Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, pág. 565. Sansão escapou com vida. Mas ele aprendeu a lição?

9. Em que tipo de relação entrou Sansão a seguir? Jz 16:4-6

Ao contrário das outras mulheres com que ele esteve, inclusive sua mulher (pelo menos a mencionada nas Escrituras), nos é dito que ele amou Dalila. Mas não parece que o amor era recíproco.

10. Que ciladas Dalila preparou para Sansão? O que esta história nos diz do poder do amor para cegar? Em sua opinião, por que Sansão não viu o perigo? Jz 16:5-20

Foi demasiado tolo da parte de Sansão envolver-se com outra mulher filistéia. Mas ele tinha a obrigação de ver logo que aquela mulher não lhe traria nenhum bem. No entanto, o poder do "amor" e da paixão foi tão forte que ele insistiu em manter a relação, apesar de ser óbvio que deveria ter fugido desde o começo.

Respostas sugestivas: Pergunta 8: O perigo da decadência espiritual era muito maior que o do ataque dos filisteus. Pergunta 9: Passou a viver com Dalila, outra mulher traiçoeira. Pergunta 10: Perguntou repetidamente o segredo de sua força. Sansão tinha uma paixão cega e destrutiva. Sua prepotência o impediu de perceber o perigo e fugir dele.

Com quanto cuidado você mantém suas emoções e paixões? Quantas pessoas "boas" arruínam a própria vida e a de seus amados por não controlarem as emoções? Qual é o melhor caminho para proteger-se dessa armadilha?

Cego de amor

11. Se você pudesse tirar uma lição moral da história de Sansão e Dalila, que fosse importante para nós hoje, qual seria, e por quê? Jz 16:16-31

Deus criou homens e mulheres desta forma e ordenou que se casassem como símbolo da unidade e proximidade que Ele busca manter com Sua igreja (Ap 21:2). A relação ideal deve levar cada cônjuge para mais perto de Deus, não afastar um ou o outro. Neste caso, podemos ver claramente como uma relação errada pode separar alguém do Senhor.

"Que mudança para aquele que fora juiz e campeão de Israel - agora fraco, cego, preso, rebaixado ao trabalho mais servil! Pouco a pouco, tinha violado as condições de sua vocação sagrada. Deus tinha tido muita paciência com ele; mas, quando se entregara tanto ao poder do pecado que traiu o seu segredo, o Senhor Se afastou dele. Não havia virtude alguma em seu longo cabelo, mas este era sinal de fidelidade para com Deus; e, quando sacrificou este símbolo na satisfação da paixão, perdeu também as bênçãos de que ele era um sinal." - Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, pág. 566.

12. Qual foi o fim da história de Sansão? Jz 16:20-31. A seu ver, este é um fim de derrota ou de vitória?

Lendo a história, podemos ver que Sansão, apesar dos erros que cometeu, não perdeu a fé, por mais defeituosa que fosse. E Deus ainda foi capaz de usar Sansão para cumprir Seus objetivos. Mas como teria sido melhor se Sansão tivesse sido fiel à verdade que conhecia! O fato de que Deus pôde cumprir Seus propósitos, apesar dos erros de Sansão, não justifica esses erros. Apenas mostra que Deus opera Sua vontade apesar de nós; como seria melhor se Ele operasse sua vontade por nosso intermédio!

Respostas sugestivas: Pergunta 11: É mortalmente perigoso brincar com o pecado. Pergunta 12: Deus não pôde cumprir Seu propósito de "começar a livrar" o Seu povo. Embora Sansão possa ser salvo (Hb 11:32), ele foi derrotado nos propósitos de Deus.

Sansão é mencionado em Hebreus 11:32 como seguidor fiel do Senhor. O que este fato nos diz sobre a graça de Deus? Que esperança você pode tirar desse fato?

PENSE SE VOCÊ FOSSE SANSÃO QUE PEDIDO FARIA A DEUS EM SEU ULTIMO PEDIDO?E RESPONDA!